Dermatologia capilar A tricologia é a área da dermatologia ( subespecialidade médica ) que estuda os fios de cabelo, o couro cabeludo e os pelos. A tricologia abrange o diagnóstico e tratamento dos distúrbios que afetam essas estruturas, como queda e quebra dos fios, inflamações, infecções e doenças do couro cabeludo.
Intradermoterapia capilar, também conhecida por mesoterapia, é um tratamento para queda de cabelo. Se trata de um procedimentos médico minimamente invasivo que aplica diretamente no couro cabeludo substâncias conforme a necessidade de cada paciente, podendo incluir pantenol, finasterida, aminoácidos, medicamentos, vitaminas, entre outros.
A MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele) é uma técnica de microinfusão de ativos na pele do couro cabeludo. O procedimento favorece a produção de colágeno, mantendo o folículo piloso viável e vivo por mais tempo. A MMP é indicada para tratamento de alopécia androgenética feminina e masculina (rarefação, afinamento e miniaturização dos fios) e alguns tipos de eflúvio telógeno (perda de cabelos decorrente de um distúrbio no ciclo de vida capilar).
A tricoscopia (ou derma-toscopia dos cabelos e couro cabeludo) é uma micros-copia de superfície. Durante o exame, uma lente especial é encostada no couro cabeludo do paciente. A tricoscopia permite ao dermatologista a análise de diferentes áreas do couro cabeludo, possibilitando a avaliação de alterações das hastes capilares, mudanças no padrão de vascularização e da pigmentação cutânea, entre outros parâmetros.
Os lasers de baixa potência promovem efeitos biológicos benéficos, de caráter analgésico, anti-inflamatório e cicatrizante, por meio de um fenômeno de bioestimulação. A radiação emitida pelo laser terapêutico afeta os processos metabólicos das células-alvo, produzindo efeitos bioestimulantes que resultam na ocorrência de eventos celulares e vasculares.