Dermatologia Estética

Também chamada de dermatologia cosmiátrica, a dermatologia estética abrange um conjunto de habilidades em clínica, cirurgia e cosmiatria. A cosmiatria é a área da medicina que estuda e trata da beleza de forma ampla, ética e profissional. A Dermatologia Cosmiátrica usa conceito de cosmiatria para realizar procedimentos e tratamentos que tenha como finalidade a manutenção da beleza e a melhora da aparência da pele e seus anexos. O profissional da área não cuida somente da beleza de seus pacientes. Um médico especializado em dermatologia estética: consegue realizar pequenas e médias cirurgias; identificar as doenças de pele e as disfunções sistêmicas com manifestações cutâneas; realizar procedimentos como peeling e laser, entre outras aptidões.

Toxina botulínica (BOTOX)

Toxina botulínica, conhecida popularmente como “botox”, é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Quando administrada oralmente em grandes quantidades, bloqueia os sinais nervosos do cérebro para o músculo, causando paralisia generalizada, chamada botulismo. No entanto, por injeção, em quantidades muito pequenas, em um músculo facial específico, apenas o impulso que orienta este músculo será bloqueado, causando o relaxamento local. Deste modo, a toxina botulínica atua como um bloqueio da musculatura subjacente das linhas indesejadas.

Preenchimento com ácido hialurônico (Harmonização facial)

Preenchimento cutâneo é uma técnica empregada para correção de sulcos, rugas e cicatrizes, por meio da injeção de substâncias sob a área da pele a ser tratada, elevando-a e, assim, diminuindo sua profundidade. Um dos principais objetivos dos preenchedores é repor o volume da face, melhorar seus contornos e formas. O ácido hialurônico é o principal preenchedor utilizado hoje. O corpo humano fabrica esta substância, capaz de manter as formas e contornos, mas essa produção cai com o passar dos anos.

Tratamento de melasma

Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também em homens. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influencia no surgimento desta condição.

Bioestimuladores de colágeno (RADIESSE e Sculptra)

Bioestimuladores são substâncias que estimulam a produção de colágeno quando injetadas em determinadas camadas da pele. Podem ser utilizados para reposição de volume a longo prazo e diminuição da flacidez. O Sculptra é o ácido poli-L-láctico e é um potente indutor da produção de colágeno. O Radiesse é um preenchedor com hidroxiapatita de cálcio e tem uma função de bioestimulação e outra de preenchimento.

Pellings químicos superficiais e médios

Peelings químicos consistem na aplicação de agentes que destroem as camadas superficiais da pele, seguindo-se, então, da sua regeneração, com uma aparência geral melhorada. É uma forma de esfoliar e acelerar a renovação da pele. Pode ser superficial, médio e profundo. Os peelings superficiais precisam ser feitos em séries, e sua descamação costuma ser fina, enquanto os médios e profundos são realizados em aplicações únicas, com descamação mais intensa e formação de crostas. Cada paciente deve ser avaliado pelo dermatologista que indicará o melhor tratamento.

Hidratação injetável – Skinbooster

O envelhecimento da pele é a perda de água (desidratação) que ocorre principalmente após os 30 anos de idade, e mais acentuadamente no pós menopausa. A pele, desidratada, fica sem vida, começam a aparecer rugas mais finas, e a pele adquire aquele aspecto rendilhado e quadriculado. O Skinbooster consiste na aplicação de ácido hialurônico em micropartículas para hidratação profunda da pele, atenuando rugas finas, melhorando a aparência e devolvendo o aspecto de vitalidade.

MMP (microinfusão medicamentos na pele)

Utiliza um aparelho com microagulhas estéreis que fazem a infusão de medicamentos específicos, como fatores de crescimento, clareadores e vitaminas, no tratamento de diversos problemas dermatológicos.
A entrega dessa medicação na pele ou couro cabeludo acontece de maneira controlada e efetiva através das microagulhas à camada exata da pele que corresponde ao problema.

Tratamento de estrias

Estria é uma atrofia tegumentar adquirida que surge quando as fibras elásticas e colágenas (responsáveis pela firmeza da pele) se rompem e formam “cicatrizes”. As estrias ocorrem mais em mulheres, podendo ser discretas ou exuberantes. Para tratá-las podemos utilizar vários tratamentos como:

  • Laser Fracionado
  • Radiofrequência microagulhada
  • MMP Corporal

Fios de PDO

Com o passar dos anos, começamos a diminuir a produção de colágeno em nosso organismo, dando início ao processo de envelhecimento. A perde da firmeza da pele é decorrente desse fenômeno e acarreta consequências indesejadas, assim como a flacidez facial e as Ptoses (acentuamento do famoso “bigode chinês” e as “bochechas de buldogue”, etc). E alguns procedimentos podem auxiliar, retardar ou até mesmo prevenir estes processos, como os Fios de PDO.
Os fios são responsáveis por promover um efeito de sustentação dos tecidos (lifting) e estimular a produção de colágeno dos mesmos. São fios absorvíveis pelo organismo, ou seja, com o passar do tempo serão absorvidos pelo corpo, promovendo uma melhora da qualidade e firmeza da pele. Temos diversos tipos de fios no mercado (lisos, parafusos, espiculados…), cada um deles com funções específicas e que serão utilizados de acordo com o local e resultados desejados.

Tire suas dúvidas,
agende um horário.