Dermatologia Pediátrica

Uma subespecialidade da Medicina, que se ocupa do manejo das doenças dermatológicas em bebês, crianças e adolescentes. Segundo estudos epidemiológicos, as doenças de pele são responsáveis por cerca de 20 a 30% das consultas em ambulatórios e emergências de Pediatria, por isso, saber reconhecer e tratar as afecções dermatológicas mais comuns na infância é fundamental. As doenças podem ser uma manchas, infecções de pele dentre outras.

Conheça algumas:

Dermatite atópica

É um dos tipos mais comuns de alergia cutânea caracterizada por eczema atópico. É uma doença genética, crônica e que apresenta pele seca, erupções que coçam e crostas. Seu surgimento é mais comum nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos. Não é uma doença contagiosa. Podem-se tocar as lesões à vontade que não há nenhum risco de transmissão.

Alergia

A reação inflamatória causada pela alergia na pele é comum em diferentes regiões do corpo como mãos, pés, braços, pescoço, costas etc. Seus motivos também variam conforme o organismo de cada paciente. Principais sintomas da alergia na pele são coceira, vermelhidão,  irritação, descamação, manchas e sinais avermelhados ou brancos

Molusco contagioso

É uma infecção viral contagiosa relativamente comum nas crianças. São pequenas pápulas da cor da pele, com umbilicação central (depressão patológica em formato similar ao do umbigo) muitas vezes confundida com verrugas vulgares. É causado pelo poxvírus, um parente da varíola. O contato direto é a forma de contágio mais comum que existe para esse tipo de infecção. Mais comum de ocorrer em pessoas já com o sistema imunológico propício, e muitas vezes enfraquecido, como no caso de soropositivos, e em crianças, especialmente as que têm a pele seca, e alérgicas, como na dermatite atópica.

Verrugas

As verrugas não implicam em um perigo para a saúde das crianças, mas sempre é conveniente eliminá-las. Na realidade, as verrugas são proliferações benignas que aparecem na pele. O certo é que não são perigosas, mas são antiestéticas e contagiosas.

Doenças fúngicas do couro cabeludo

Doença causada por fungos ou cogumelos chamados dermatófitos. Estes fungos alimentam-se de queratina e se localizam na pele, no pelo e nas unhas. Eles podem ser transmitidos diretamente (de homem para homem, de animal para homem e da terra para o homem) e também indiretamente, por meio de materiais contaminados com escamas de pele parasitadas pelos cogumelos. Essas escamas podem causar infecção por até 15 dias. Sendo assim, as fontes de infecção podem ser, consequentemente, o homem, determinados animais (cão, gato, porco, gado, aves, peixes etc) e o solo.

Tire suas dúvidas,
agende um horário.